domingo, 1 de maio de 2011

Rio Branco X Desportiva: o Clássico Capixaba


Camisas de Rio Branco e Desportiva da década de 1990

Até o ano de 1963, a maior rivalidade do Espírito Santo era entre o Rio Branco – time até então com a maior torcida do Estado – e o Vitória. Em 1963 foi fundada a Desportiva. Após sua filiação na Federação de Futebol, a Tiva foi autorizada a participar do estadual e no calendário da competição lá estava: 1963: Rio Branco X Desportiva. Nascia ali o maior clássico e a maior rivalidade do Espírito Santo.

O Clássico Capixaba é disputado pelas duas equipes da maior torcida do estado do Espírito Santo. São também os times que mais vezes foram campeões capixabas, contabilizando 52 títulos estaduais (36 para o Rio Branco e 16 para a Desportiva). O Rio Branco lidera o número de vitórias e de títulos, mas é a Desportiva quem fez mais gols e possui as maiores goleadas.

Na primeira partida entre as duas equipes, o Rio Branco levou a melhor e venceu a Desportiva por 3 a 1.

A primeira grande decisão foi em 1965, na final do Campeonato Capixaba. Desta vez, a Desportiva que comemorou. A Tiva venceu o Rio Branco por 3 a 2, no Estádio Governador Bley. O último clássico a decidir um Campeonato Capixaba foi em 1985, quando o Rio Branco conquistou seu 35º título estadual diante de mais de 27 mil torcedores. A última decisão foi em 2008, na final da Copa ES. A Desportiva saiu campeã.



Um comentário:

  1. Ficou Irado, parabéns pela demonstração de bairrísmo, avante Brancão!

    ResponderExcluir